TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PERSIANAS
Fonte: Revista casa & Jardim
Práticas e versáteis, elas controlam a entrada de luz sem comprometer a vista externa. Desde que surgiram, há dois séculos, já evoluíram bastante para deixar o décor impecável. Neste manual, esclareça suas dúvidas sobre os modelos, os materiais, medidas e manutenção

A luz natural entra suave na sala. Os raios de sol são filtrados pela persiana branca, com acabamento de xale de linho. Todo ambiente interno também é claro, inclusive o piso.
Parece fácil, mas escolher cortinas para compor o décor da casa requer um certo conhecimento e orientação correta.
Geralmente, elas são a última etapa do projeto, exatamente para arrematar o conceito da decoração.Uma escolha errada e lá se vai todo o trabalho e, de quebra, a harmonia do espaço. Além disso, elas são responsáveis pelo controle da luminosidade e até pela proteção de móveis e objetos.

Nesse contexto, as persianas aparecem como as opções mais práticas e versáteis, pois se encaixam em muitos projetos, do living à cozinha, do quarto à varanda. Mas não é o gosto pessoal que deve reger a escolha. Ao se apaixonar por um modelo, é preciso verificar se ele se adequa ao espaço. “Há ambientes que não comportam tecnicamente aquele produto tão sonhado”, alerta Alice Amorim, diretora da Amorim Persianas. Nesse caso, é preciso ter boa orientação. “O modelo tem de se adaptar ao gosto, à solução, à proteção e à decoração da casa”, diz Graziella Castanheira.

PAINEL
ROMANA
ROLÔ
HORIZONTAIS
SILHUETE
PLISSADA
CELULAR
MOTORIZAÇÃO
LIMPEZA
PRINCIPAIS MATERIAIS